escola em guiné-bissau
concurso nacional de arquitetura: premiado com menção honrosa | guiné-bissau, 2010
desenhar o território, construir o terreno
Para o desafio de implantar um programa público em uma área praticamente vazia e de acessos indefinidos, opta-se pela manutenção dos múltiplos percursos pela cobertura vegetal existente que permitem o acesso ao lote da escola por todo o seu perímetro. Terreno e território são indissociáveis neste contexto.
O espaço destinado à construção da escola é elevado de modo a proteger das inundações as atividades que ali se desenvolvem. Diques são erguidos para proteger também as quadras, que permanecem no nivel original. Com a movimentação exclusivamente do próprio terreno são desenhados pequenos vales de alagamento temporário, sujeitos à ação da natureza, capazes não só de proteger mas também de configurar caminhos inusitados e áreas de permanência.
a escola
O abrigo: uma lâmina em concreto armado - peça única, resistente às variações ambientais e à ação do tempo, proteção do sol e da chuva. Sob o abrigo, um espaço que permite a diversidade: os programas de uso educativo configurados com fechamentos móveis, placas corrediças que transformam salas em salões, convívio em lugar da festa, biblioteca em roda de discussão.
O espaço da escola é definido por esta estrutura de concreto moldado no local a ser executada em uma primeira etapa - um plano de 15x70m. Sob esta cobertura instala-se um núcleo de apoio - administração, gerador, sanitários e cantina – que por seu caráter mais permanente será erguido em bloco de concreto.
É fixa também a face das salas voltadas ao sul, composta por um sistema de esquadrias e estantes que deixa ver a paisagem e organiza o material didático de apoio. Este grande painel estante arremate os painéis móveis transversos
A divisão dos ambientes de estudo é feita por painéis leves de compostos de madeira - proveniente de reflorestamento. Podem ser executados conforme a necessidade da comunidade. Inicialmente o espaço configura uma grande varanda e os painéis possibilitam diferentes composições de salas, para atender a comunidade ao longo do tempo. Deste modo é possível alojar atividades como aulas, seminários, festas, reuniões, manifestações artísticas etc.
Estão garantidos também os elementos de infra-estrutura básica como poço, cisterna e gerador. Placas de captação de energia solar podem ser instaladas na cobertura.